quinta-feira, 18 de março de 2010

VIVER NÃO DÓI

Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas,mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Por que sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Sofremos por quê? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade. Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco,mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente conosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar. Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!!! A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

ELIANA LAWIN

“Que o barco de sua existência navegue somente em águas claras e límpidas. E que deixe em cada porto a lembrança feliz do passado.“ Simplicidade Simplicidade é ter o céu e só querer uma estrela. É ter o mar e só querer uma gota. É ter o mundo e só querer você. Simplesmente você... Só quando vivemos um amor verdadeiro é que percebemos, realmente, o quanto seria triste tê-lo deixado passar sem dele extrair a sua essência. " Por isso jamais deixe passar um verdadeiro amor e descubra a verdadeira felicidade . "Ser feliz não é ter uma vida perfeita, Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios e perdas... Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história... Ser feliz é uma conquista e não obra do acaso..."

A Arte de ser Feliz...

Acorde todas as manhãs com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz! Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança! Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente... Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade. Acredite, seu valor está em você mesmo. Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente. Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias... Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você. A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar. Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace. A felicidade é um perfume que você não passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos. O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais. Não só cria um espaço feliz para os que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas. O tempo para ser feliz é agora. O lugar para ser feliz é aqui!

Acorde pra vencer...

Não deixe que nada afete o seu espírito. Envolva-se pela música, cante e dance. Comece a sorrir mais cedo. Ao invés de reclamar quando o relógio desperta, agradeça a Deus pela oportunidade de despertar mais um dia. O bom humor é contagiante. Portanto espalhe-o. Fale de coisas boas, de saúde, de sonhos, de amor. Não se lamente! Ajude as outras pessoas a perceberem o que há de bom dentro de si. Cultive o seu interior. Extraia o máximo das pequenas coisas. Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas. Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação. Tudo o que tem que ser feito merece ser bem feito. Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação de ver a missão cumprida. Lembre-se que nem todos têm a mesma oportunidade. Veja o lado positivo das coisas. Assim tornará o seu otimismo em realidade. Não inveje, admire! Sinta entusiasmo com o sucesso alheio como o seu próprio. Ocupe o seu tempo crescendo, desenvolvendo as suas habilidades e o seu talento. Só assim não terá tempo de criticar os outros. Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito dos seus problemas em vez de se abater com eles. Tenha fé e energia. VOCÊ PODE TUDO O QUE QUISER.

ELIANA LAWIN

"Você sabe muito mais do que você acha que você sabe. Ao invés de perguntar: "Como eu posso fazer?", pergunte: "Eu posso fazer?" - Tem algumas decisões na vida que só você pode tomar. "Se você já se decepcionou com conflitos em suas relações com amigos ou com pessoas queridas, precisa compreender que cada relação é única. Para nos sentirmos satisfeitos, não precisamos ter relacionamento com todo mundo, e sim se alegrar com nossos relacionamentos felizes e administrar da melhor maneira possível os relacionamentos problemáticos" "As pessoas felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A essência da felicidade é não ter medo".

ELIANA LAWIN

Bonito é o sorriso de uma criança, as flores em um dia ensolarado ou um dia de chuva na praia... bonito é correr atrás das coisas boas e ser feliz com os bons resultados, é fazer o bem... bonito é o lugar que eu me sinto a vontade e encontro meu equilíbrio emocional, renovo minhas energias... bonito são aqueles que acreditam no futuro e fazem o que gostam de fazer... bonito é o amor que você sente pelas pessoas que estão perto, ou longe... bonito é sentir saudades, dar um abraço apertado... Ser bonito por dentro.. Bonito por inteiro... bonito é o otimismo das pessoas que lutam por seus sonhos... bonito é ter cuidado, seja com você, com os outros ou com o mundo... bonito é cultivar as coisas boas, a amizade, a paixão... bonito é passar o dia olhando o mar... bonito é a possibilidade de realizar um sonho que torne a vida mágica, interessante e surpreendente para sempre... bonito é a sensibilidade, é ser simples, tentar mostrar o que você tem de mais puro, isso para mim é o que é BELEZA... "As melhores histórias jamais serão escritas, assim como os melhores momentos jamais retornarão. Por isso, quando estiveres feliz, tire o máximo de proveito desta felicidade, pois o tempo não para, e ele arrastará tudo e só ficarão as lembranças"

ELIANA LAWIN

Existem dias em que nada da certo,mas são nesses dias em que aprendemos as verdadeiras liçoes que a vida nos ensina...e que nada teriamos aprendidos se TUDO tivesse dado CERTO! Sinto falta do que vivi Tenho vontade de fazer aquilo , que o tempo nao permitiu.. Ou foi EU que nao permiti Seria bom nao me arrepender, das oportunidades perdidas. Das palavras pensadas e nao ditas,,,ou das ditas sem pensar! sinto falta do tempo, Do tempo perdido, de nao ter tido tempo... de ter perdido tempo. Agora nada posso fazer nem lamentar... Apenas caminhar em direçao da tal FELICIDAE. tentando nao errar e se errar aprender com os erros.. Refletir com os acertos ... Para sempre MELHORAR! se soubessemos tudo aquilo que esta para acontecer amanha, a vida perderia o sentido...são os misterios que ela reserva, que nos incentivam a recomeçar, a cada novo dia

quarta-feira, 17 de março de 2010

ELIANA LAWIN

...Alegre-se com pequenas coisas. Não espere que aconteçam grandes coisas        para ficar alegre. ...Quanto mais você exercita a alegria nas pequenas coisas mais se capacita a senti-las nas grandes

  Cσηviтє à viđα

       Cαđα ηαscєr đσ sσl é µм cσηviтє à viđα, Cαđα þôr-đσ-sσl é α єsþєrαηçα đє µм ησvσ điα... þσis тσđσ đєsþєrтαr é α cєrтєzα đє qµє sє єsтά    vivσ є α мємóriα đє тσđα µмα hisтóriα    мαs, sє σ sσl ηãσ вrilhαr є α chµvα cαir? αiηđα αssiм sєrά µм cσηviтє; ηαđα sє đєsþєrđiçα, тµđσ sє rєαlizα. Fαçα đєsтє điα мєlhσr đσ qµє σ đє σηтєм ...Sєjα đifєrєηтє, αssiм cσмσ α chµvα đє hσjє, qµє мσlhα є qµє rєfrєscα ,é đifєrєηтє đσ sσl     đє σηтєм, qµє αвαfα є qµє єsqµєηтα.      єм cαđα hσjє, µмαs hisтóriα ησvα     єм cαđα σηтєм, µмα lємвrαηçα ησssα     єм cαđα αмαηhã, σ qµє Dєµs qµisєr.

ELIANA LAWIN

"Sorrir abre caminhos, desarma os mal-humorados, contamina. Mas sorria com a alma, não apenas com os lábios.

ELIANA LAWIN

"Cαηςãσ Ðσ Ðία Ðє Sємþгє"  Tãσ вσм νίνєг đία α đία... Ą νίđα αѕѕίм jαмαίѕ cαηѕα... Vίνєг тãσ ѕó đє мσмєηтσѕ Cσмσ єѕѕαѕ ημνєηѕ đσ cέμ... є ѕó gαηħαг, тσđα α νίđα, ίηєxþєгίêηcία...єѕþєгαηçα... Є α гσѕα lσμcα đσѕ νєηтσѕ þгєѕα ά cσþα đσ cħαþέμ. Nμηcα đêѕ μм ησмє α μм гίσ: Sємþгє έ σμтгσ гίσ α þαѕѕαг. Nαđα jαмαίѕ cσηтίημα, тμđσ ναί гєcσмєςαг! Є ѕєм ηєηħμмα lємвгαηςα đαѕ σμтгαѕ νєzєѕ þєгđίđαѕ, αтίгσ α гσѕα đσ ѕσηħσ ηαѕ тμαѕ мãσѕ đίѕтгαíđαѕ... றάгίσ Qμίηтαηα

ELIANA LAWIN

O amor de uma grande amizade é como a luz do dia, clareia o pensamento, anima o coração e enche a vida de alegria...

ELIANA LAWIN

A grandeza de uma pessoa não se mede pelo espaço que ela ocupa em nosso coração. mas sim pelo vazio que deixa quando está distante.

ELIANA LAWIN

Qμεrσ μm diα þσdεr dizεr άs þεssσαs, qμε  ηαdα foi em vão... qμε σ αmσr εxiste,  qμε ૪αlε α þεηα sε dσαr άs αmizαdεs,  sε dσαr άs þεssσαs, qμε α ૪idα έ bεlα sim,   ε qμε εμ sεmþrε dεi σ mεlhσr dε mim...  ε qμε ૪αlεμ α þεηα!!!”

ELIANA LAWIN

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."

ELIANA LAWIN

"Se queremos progredir não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova"

ELIANA LAWIN

"A beleza das pessoas está na

capacidadede amar e de

encontrar no próximo a

continuidade de seu ser...

E, também em reconhecer que

nessa vida vc estará

precisando de alguém...

e sempre terá alguém

precisando de vc!"

ELIANA LAWIN

Há, no mundo, milhares de formas de alegria,

mas no fundo todas elas

se resumem a uma única:

A alegria de poder amar."

ELIANA LAWIN

"Quando você tem uma meta,

o que era um obstáculo passa

a ser apenas uma etapa de um

dos seus planos!" Pense Nisso!!

ELIANA LAWIN

A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida

ELIANA LAWIN

"Descubra a alegria de ser uma

surpresa para si mesmo...

porque só quem é feliz... pode

espalhar a felicidade".

ELIANA LAWIN

"O segredo de viver bem não é

ter todas as respostas...

mas perseguir em boa companhia...

as questões que não

podem ser respondidas."

ELIANA LAWIN

"Quem se aceita como é,

doando de si à vida o melhor que tem,

caminha mais facilmente para

ser feliz como espera ser."

ELIANA LAWIN

O segredo da felicidade,

está em olhar todas as

maravilhas do mundo e

nunca se esquecer da

sua missão, ou do

seu objetivo.

ELIANA LAWIN

"hoje é sempre melhor

do que ontem,

porque hoje é hoje,

esta coisa mágica,

única, surpreendente,

que se acaba de repente."

"hoje é melhor

do que amanhã,

porque hoje é hoje

e estamos vivos

e plenos de tanto,

até não se sabe

como e quando."

"hoje é sempre

melhor que sempre,

porque o hoje foge,

amanhã é um mistério

e ontem é só memória,

história, já era. "

"hoje é sempre

o maior presente,

porque a vida é agora,

esta hora de som

e luz e festa,

e este instante é tudo

o que nos resta. "

ELIANA LAWIN

"Os momentos simples e bem

pequenos de nossas vidas,podem

ser os mais belos,magníficos e

complexos que existem...

Não os desperdice!"

ELIANA LAWIN

UMA FRASE:

"Erra é humano

mas quando a

borracha gasta mas

do que o lápis você esta

positivamente exagerando ."

ELIANA LAWIN

"Se a gente não fosse feito pra ser feliz,

Deus não teria caprichado

tanto nos detalhes".

Consulte

não a seus medos,

mas a suas esperanças e sonhos.

Pense não sobre suas frustrações,

mas sobre seu potencial não usado.

Preocupe-se não com o que

vc tentou e falhou, mas com aquilo

que ainda é possível a vc fazer.

ELIANA LAWIN

As

palavras podem

ferir mais que os

punhais e o tom mais

que as

palavras.

Mas há palavras que nos

dão força e carinho e tom

de fala

que nos reanima...

ELIANA LAWIN

A vida é cheia de términos e novos começos.

A cada curva há algo que nos desafia,

seja o novo, formidável, ou simplesmente o familiar.

O que para uns é uma montanha intransponível,

para outros um desafio a vencer. O que se torna sombrio para

alguns ainda permanece iluminado para outros.

Os otimistas vêem o caminho à frente,os pessimistas ficam

tão ocupados emolhar para trás que não conseguem

ver a solução bem diante deles.

Se ficarmos segurando a corda que nos arrasta para trás

não teremos mãos livres para agarrar a corda que nos puxa para frente.

O sonho

Os olhos pesam-me, O corpo desfalece, A mente esvazia-se por momentos, E caio por um precipício sem fundo... A minha alma acorda, A minha mão agarra-se à escarpa. Vejo-me num mundo estranho, Num precipício sem fundo. Algo me diz para subir, E eu sem pensar, subo. Subo sem me questionar... O cansaço toma-me o corpo. O corpo é tomado pelo impotente pânico, A mão arrasta-se pelo precipício, Sem se conseguir agarrar. O precipício acaba... O seu fim não começa. E caio sem dano, No escuro da minha cama... Esquecendo este momento de ilusão.

O Receio de Odiar o Mar

O meu coração voa por um mar revolto, Tudo parece perdido. O mar salgado e frio ensopa-me o peito, O peso torna-se insuportavel, Uma onda engole-me, O mar agita-me. Sinto um sopro de vida a subir-me pelo corpo, Desaba no inspirar, Num beber do veneno marítimo, Que separa dois amares, Numa rajada de vento, fúria e ódio...

Sempre

Em prisões de vidro Em poços sem fundo Em grelhas de rotina Em uma mente assassina Estarei sempre Sempre Longe de ti Em lados opostos Em ruas desertas Em margens separadas Em ilhas isoladas Estarei sempre Sempre a tentar chegar a ti Sempre A procurar por ti Sempre

Algo

Tentar definir a dor que sinto é perda de tempo mas também hoje em dia tudo o que sinto é perda de tempo. Gostava então de não sentir. Para quê? O que iria fazer depois a tanto tempo livre? Talvez pudesse ter tempo para outra coisa qualquer que não sentir. Para pensar... na dor que já senti. Para quê? De que adianta olhar para o passado se por mais que pense nele, ele mantém-se inalterado. Não será isso também perda de tempo? Gostava então de olhar para o futuro, encontrar a melhor forma de viver sem me sentir... Eu não sinto. Gostava então de olhar para o futuro e encontrar a melhor forma de viver sem estar sempre a pensar. Eu não penso. Gostava...de olhar para o futuro e encontrar algo. O quê, não sei. Algo que me fizesse sentir, algo que me fizesse pensar. Algo. Algo. Algo que me fizesse querer. Viver.

Um dia destes

Um dia destes vou dominar-te, conseguir controlar tudo o que fazes. Ser mais que tu e poder ter poder sobre ti. Apenas para poder dizer aquilo que quero dizer sem que reajas intempestivamente. Tudo de bom, tudo de mau. Não sei se a minha vergonha ou medo é da tua reacção ou de eu ter de encarar com os meus sentimentos, coisas que não quero que sejam minhas. Divides-me naquilo que tenho de bom e naquilo que tenho mau dentro de mim. Não sei se quero fazer amor contigo ou cortar-te a garganta, não sei que poder é este que tens sobre mim que me faz anular, prender-me dentro de mim. Lançar-me a confusão que me lança na confusão que sou eu, ser humano que não o quer mas o é obrigatoriamente na tua presença. Tenho medo que um dia destes me domines, que faças que perca o controle de tudo o que faço. Ser mais que eu e saberes o poder que tens sobre mim. O que menos quero é que vejas que sou humano. Não o quero ser. Não ao pé de ti. Nesse dia, sei que vou ficar refém das minhas emoções e dizer-te tudo. Tudo de ti. Tudo de bom, tudo de mau.

ELIANA LAWIN

Só entende o valor do silêncio quem tem necessidade de calar para não ferir alguém.

Sonho

Esta noite sonhei contigo... outra vez. Foi estranho porque não te consegui identificar pelo o que vi, estavas diferente. Não eras o que foste e muito menos o que és. E embora eu sinta actualmente que não te conheço e que nunca te conheci verdadeiramente, mesmo assim, conseguiste surpreender-me. Já me cansei e desisti de tentar compreender o significado destes sonhos, dizendo a mim próprio, a cada ocasião, de que não interessa, são apenas sonhos. No entanto digo sempre isto depois do consciente estar devidamente recomposto. Os abalos que isto me provoca são cada vez mais fortes e mesmo sabendo que não adianta tentar encontrar razões, explicações, alguma luz na razão e significado destas torturas nocturnas, vou sempre em busca delas. Porque é sempre tão real... real demais para um sonho e efémero demais para que perdure. O teu rosto vai mudando, o teu penteado, até o teu cheiro e sabor... vais mudando à minha frente, escondendo-te dentro de um sonho que sabes que eu vou esquecer, deixando-me na agonia e no vazio de pensar que estás presente de mim apesar de, talvez, numa mera hipótese irracional, deixares-me sempre a sentir que ainda não te conheci. A ideia que não te possa vir a conhecer continua a fazer com que durma mal mas quando me consigo esquecer disso, no sono mais profundo, vens ter comigo e dizes-me algo. Ainda não consegui perceber o quê.

*Chuva que te Lava os Olhos

Graça Loureiro Os olhos cheios de escuridão. Olhos cegos de silêncio. Olhos de quem grita calado. O peso enorme arrastado atrás de cada palavra. Os passos zangados de quem tem tudo a dizer e a tristeza colada à cabeça. Lágrimas cobertas de chuva. E um Bom Dia, menina. E depois todas as lágrimas contidas num sorriso. Não me lembro das caixas de cartão (cama improvisada ao relento), não me lembro dos cobertores encharcados (castanhos e friorentos), nem sequer das poucas moedas (em forma de esmola) caídas no chão molhado como uma bênção qualquer. Lembro-me que, por fim, já não havia silêncio entre nós. Alguma coisa o tinha levado dali. Talvez o Bom Dia, menina. E o sorriso. Sim, aquele sorriso de quem já não tem mais nada a perder. O sol espreitou, depois foi embora, e a vergonha escondida nos olhos do silêncio viajou para outro lugar. Ouvi cada suspiro teu, cada passo apressado dos senhores sem tempo e cada tentativa perdida para roubares outro sorriso a quem passasse por ti. Ouvi muitos Bom Dia sussurrados e nenhuma resposta feliz. Vi todos os olhos cegos, falsamente despercebidos, ocupados por preocupações inquietas e fúteis. Na verdade, gostava de ajudar-te a levantar. Gostava que ficasses com os olhos cheios de céu e de mar. Porque podíamos ser irmãos. E eu podia sentir-me pequena e protegida outra vez. E pedir abraços, muitos abraços (daqueles que também precisas), e cócegas e segredos e queixas e gargalhadas cúmplices. Porque o teu céu aqui, no meio deste chão, a apontar-te para o fundo da alma, é menos azul que o meu. Quase sem sonhos. O céu aqui não tem telhado de cores. Só árvores antigas que servem de abrigo ao corpo cansado da falta de oportunidades. Debaixo dele será que és feliz? Bom Dia, menina. E tu, da minha idade, quase aposto. E eu, menina, pelo menos para ti. Apetece-me agarrar-te a mão. E perguntar Como estás? Não sou menina. (Serei?) Reconheço-te os olhos doces, doridos e livres. Sim, talvez sejamos todos meninos perdidos (por algum capricho ou força do destino) na encruzilhada das nossas vidas. E quem nunca se sentiu assim? Até os tiranos dos relógios e das obrigações, quase que aposto. (Gostas de apostas?) Queria saber abraçar-te, queria que deixasses de tremer ao frio, queria aconchegar-te os sonhos à mesinha de cabeceira. E queria parar o tempo num momento assim. Dar-te a esperança – só porque alguém (algum dia) ta tirou. Quando foi isso? Queria ter a certeza de que poderás chegar a casa, depois de mais um dia de loucos (exactamente como hoje – com chuva e vento à mistura) e vestir um pijama lavado para dormires descansado. Num tecto teu. Sem olhares reprovadores que acusam subtilmente os erros que te trouxeram até aqui. Sem medo e sem vergonha de seres tu. E que possas dizer vezes sem conta Bom Dia, menina. E que, de facto, te respondam com vontade. E te desejem um futuro melhor. Pelo menos igual ao deles. Porque eu tenho o teu sorriso na cabeça. Porque me roubaste os olhos e me mostraste os teus, cheios de palavras por dizer. Como os meus. Sabes, todos olham para mim em silêncio e ninguém respira. A escuridão é gigante. E dentro dos teus ouvidos (quase aposto) também descem soluços sem nome. E fechas os olhos, escondes-te debaixo desses cobertores sujos e esqueces que o mundo é sempre o mesmo. Pesado porque só gira para alguns. Pesado para quem se fez sozinho. E os outros passam. Passam e falam e tropeçam em ti sem sequer dar conta. Calcam-te o orgulho e não dizem nada. Desculpe, não o vi de vez em quando. Raramente. Não abrem a boca. Só os olhos cobertos de escuridão a apontar para ti em silêncio. Nem uma palavra bonita. Nem um Bom Dia igual ao teu. E tu ouves o que não dizem com a paz que têm as árvores que te servem de tecto. E fazes de conta que não vês, que não sentes esse desprezo vulgar a roer-te os ossos. Para todas as coisas é preciso fazer de conta. Assim, faz de conta comigo. Faz de conta que te dei mesmo a mão quando me aproximei. Deixei-te um Bom Dia. A minha moeda foi o meu abraço. Bom Dia, menino. Porque no fundo também és como eu, até aposto. E amanhã (de manhã cedo) volto para mais um Olá. Mesmo com chuva. Daquela chuva que só te lava os olhos. Daquela chuva que não te deixa triste.

*O Amor é para os Parvos(?)

Costumavas dizer: - Quando penso em ti, vejo-te com a cabeça pousada nos meus joelhos, a olhar para mim com olhos grandes. É sobretudo agora, que já aqui não estás, que gosto de imaginar-me tal qual tu então me vias - Com a cabeça pousada nos meus joelhos, quieto, enquanto passo a mão, devagar, pela escova mole dos teus cabelos. Mas não posso já aninhar-me no teu colo e a verdade é que mesmo tu, tenho a certeza, não me recordas já assim. Disseste: - O amor é para os parvos. Quase sem sotaque e mantendo os olhos no refúgio da vidraça; sem sacudir um músculo, como se boca e lábios estivessem governados por uma vontade oculta. - O amor é para os parvos. Repetiste, antes de te voltares para trás e deixares que as lágrimas rolassem grossas como as gotas de chuva lavando a poeira das paredes. Choramos ambos, abraçados, para que não pudesses ver o meu rosto, nem eu o teu. O Verão extinguia-se lá fora e nós soubemos, em algum momento daquele nosso abraço, que não era só a estação que chegava ao fim. Talvez tu o soubesses já, mesmo antes de me dizeres que - O amor é para os parvos. Já o sabias, decerto. Eu devia sabê-lo também, ou não te tivesse eu dito tantas vezes que um dia me deixarias, que partirias por estar cansada de mim e dos meus silêncios, por não suportares mais esta minha forma de te dizer que é passageira a sinceridade dos meus sentimentos e demasiado benévola a imagem que de mim guardavas - Com a cabeça pousada nos meus joelhos, a olhar para mim com olhos grandes. Inevitável. A palavra certa é inevitável e lembro-me que foi essa a palavra que me ocorreu enquanto te abraçava e tu me abraçavas a mim. Era forçoso que assim fosse, não porque o quisesses tu ou o desejasse eu. Simplesmente tinha que acabar, de uma forma ou de outra e, sendo assim, antes terminasse com um abraço. Mas tinha que acabar. São coisas que não se explicam, ou que, tendo explicação, não podem justificar-se recorrendo às escorreitas equações da lógica. Eu amo-te, tu amas-me; logo: separámo-nos. Tu vais e eu fico. Sofres tu e eu sofro também, porque tem mesmo de ser assim e não podia ser de outra maneira. E, se calhar, tinhas razão - o amor é mesmo para os parvos. Para os que não sabem apaixonar-se e não têm tempo a perder com sofrimento. Para os que estão sempre de passagem e precisam de um lugar aonde encontrem, de vez em quando, um par de cuecas limpas, peúgas lavadas e três camisas engomadas. Um sítio do qual possam dizer: esta é a minha casa, esta é a minha mulher, esta é a minha escova de dentes e estes são os meus filhos, a herança que deixo ao mundo, a geração que lego à posteridade - jangada de Noé à deriva no lodo estagnado da vida. O amor é para os parvos, disseste bem. Lembras-te? O amor é para os parvos e nós soubemos, ao menos naquele abraço, que não era aquela a nossa vida. Talvez não o soubéssemos ainda e apenas o intuíssemos. Fosse como fosse, sabêmo-lo agora - sei-o eu ao menos - e é por isso que te digo que foi melhor assim, ainda que tivesse no corpo uma vontade incontrolável de lamber as lágrimas que te percorriam a face; de te cingir os joelhos com ambos os braços e te pedir que ficasses. Terias ficado, eu sei. Ainda aqui estarias se me tivessem ocorrido as palavras certas - mas inevitável foi a única que me ocorreu. Teríamos as nossas escovas dos dentes, a gaveta com as minhas peúgas e as minhas cuecas e os nossos filhos. Talvez um sítio a que pudéssemos chamar lar. Isso tudo, enfim. É até possível que pudéssemos ter chegado a ser felizes ou, em alternativa, podíamos ter conseguido viver tão harmoniosamente que nos fosse permitido fazer de conta que éramos felizes. É tão fácil, há tanta gente que consegue e que chega a convencer-se de que é real a paz familiar que pacientemente arquitectaram; de que são sinceros os sorrisos, os beijos, os abraços. Fosse eu capaz de dizer as palavras, tivesse eu posto os meus olhos defronte dos teus para que tu pudesses ler - ao menos dessa vez - o que neles estava escrito e podia ser também nosso esse mundo de conveniência. Ter-nos-íamos magoado e feito de conta que não é nada. Ter-te-ia enganado e voltado a casa com o ar do costume, a máscara de cansaço e enfado que te havias de habituar a ter em vez do meu rosto.
Tudo isto, amor.

ELIANA LAWIN

Lembro-me bem do seu olhar. Ele atravessa ainda a minha alma. Como um risco de fogo na noite. Lembro-me bem do seu olhar. (...) Deve haver ilhas lá para o sul das coisas onde sofrer seja uma coisa mais suave. Onde viver custe menos ao pensamento, e onde a gente possa fechar os olhos e adormecer ao sol e acordar sem ter que pensar em responsabilidades sociais nem no dia do mês ou da semana que é hoje. Abrigo no peito, como a um inimigo que temo ofender, um coração exageradamente espontâneo que sente tudo o que eu sonho como se fosse real, que bate com o pé a melodia das canções que o meu pensamento canta. Canções tristes, como as ruas estreitas quando chove.

terça-feira, 16 de março de 2010

ELIANA LAWIN

Nós estamos sempre muito ocupados em procurar respostas que consideramos importantes para compreender o verdadeiro sentido da vida. Não nos damos conta de que é muito mais importante viver plenamente e deixar que o próprio tempo se encarregue de nos revelar os segredos de nossa existência. Quando estamos ocupados demais em encontrar um sentido para todas as coisas, não deixamos a natureza atuar e nos tornamos incapazes de ler os sinais que nos são enviados. Num barzinho de beira de estrada, perto de uma pequena cidade, existe um cartaz escrito a mão por seu proprietário que diz o seguinte: "Justamente quando consegui encontrar todas as respostas, simplesmente mudaram todas as perguntas". Pense nisso...

ELIANA LAWIN

O sofrimento pode NÃO existir. Ele é algo que aprendemos a sentir dentro de uma situação que contraria a nossa vontade. A situação existe, mas sofrer dentro dela pode ser escolha nossa. Se o dinheiro está 'curto'... Sorria! O sorriso atrai a prosperidade. Se está havendo conflitos em família... Sorria! O sorriso dissolve as energias pesadas. Se alguns amigos o desapontaram... Sorria! O sorriso é um imã para novas amizades. Se a saúde não está bem... Sorria! O sorriso fortalece as defesas do corpo. Se a idade o preocupa... Sorria! O sorriso emite a luz da jovialidade. Se a solidão aparecer... Sorria! O sorriso conquista boas companhias. No AMOR... Se você está sem nenhum... Sorria! O sorriso nos torna mais atraentes. Há momentos na Vida em que realmente não dá para sorrir. Nesses momentos sorria para Deus: Ele há de retribuir o seu sorriso.